quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TDAH o que é isso?


TDAH (DDA) e Hiperatividade causam dificuldades de atenção, memória, foco, agitação em adultos e crianças

Muitas crianças e adultos são criticados por falta de atenção, hiperatividade, impulsividade... Há também queixas por não fazer as coisas até o final, deixar tudo largado e pela metade... É comum tentar explicar a desatenção, hiperatividade, agitação, impulsividade como traços de personalidade, irresponsabilidade ou falta de interesse.

Quando a falta de atenção, hiperatividade, agitação, descuido ou adiamento crônico são muito intensos, é possível ser um caso de TDAH (DDA) - Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade. Nesta situação, vale a pena procurar um especialista em TDAH (DDA), hiperatividade e co-morbidades.  Mais sobre TDAH (DDA) Hiperatividade (THDA), Déficit de Atenção...

Hiperatividade - O maior desafio em crianças com THDA    

O que é hiperatividade? Um certo grau de agitação física - hiperatividade - é normal em crianças. A criança hiperativa pode ser ser portadora de TDAH. Como destaca Cacilda Amorim, diretora do IPDA - Instituto Paulista de Déficit de Atenção - é sempre desafiador “ter “um menino hiperativo em casa”.

Porém, nem toda forma de agitação infantil quer dizer que ela tem o transtorno. Há vários outros problemas que podem mimetizar os sintomas do TDAH, entre eles a hiperatividade ou a desatenção. Deve-se evitar rótulos, como “criança hiperativa”, pois podem levar à discriminação e prejuízos de longo prazo. Mais sobre hiperatividade, criança hiperativa, bebê hiperativo...

Neurofeedback
Treinando e estimulando o cérebro

Até recentemente, o tratamento dos problemas de atenção e hiperatividade - típicos do TDAH - era quase exclusivamente baseado em medicação, como a ritalina.

Há boas notícias!  Atualmente é possível treinar diretamente áreas do cérebro que estão alteradas no caso do TDAH, levando à desatenção e hiperatividade mental ou física.

O Neurofeedback é um tratamento baseado em tecnologias avançadas, totalmente natural e não-invasivo. Ele atua como uma “musculação para o cérebro”, agindo diretamente sobre as estruturas cerebrais responsáveis pela falta de atenção,
hiperatividade, impulsividade e dificuldades com memória, entre outros. Mais sobre Neurofeedback... 



Ritalina e TDAH: o que é, como age?

Dúvidas sobre Ritalina são muito frequentes: o que é ritalina, efeitos da ritalina, quais são os medicamentos para TDAH e hiperatividade, como a ritalina age...

A ritalina é uma substância psicoestimulante, usada para o tratamento medicamentoso de TDAH, DDA (sem hiperatividade) ou apenas de hiperatividade. A ritalina é uma droga de perfil seguro, apesar de muitas pessoas queixarem-se de efeitos colaterais.

A principal restrição à ritalina e aos tratamentos medicamentosos é que a droga precisa ser tomada para sempre. Mesmo havendo efeitos de curto prazo, eles não são duradouros. Muitas pessoas não aceitam a idéia de tomar remédio psiquiátrico - “tarja preta” - pelo resto da vida, por consideram esta alternativa apenas uma “muleta”. O Neurofeedback é uma alternativa que traz ganhos de longo prazo em casos de TDAH. Mais sobre ritalina e neurofeedback...

TDAH em adultos - Prejuízos no trabalho

Devido ao TDAH, pessoas talentosas deixam de desenvolver todas as suas capacidades devidos a erros por desatenção. Ações impulsivas levam a consequencias indesejadas e a agitação mental impede descansar, recuperar as forças, podendo levar à exaustão.

Desatenção, problemas com memória, falta de organização, dificuldades em levar tarefas e projetos até o final... Estas são queixas comuns, na área profissional ou acadêmica.

Para as crianças, os prejuízos maiores do TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção - estão na área escolar e no controle da agitação motora (hiperatividade) e na impulsividade excessiva. Em adultos, as áreas mais comprometidas tem relação com a vida profissional. Mais...

TDAH sem hiperatividade?     
Sim, o TDAH pode acontecer sem a hiperatividade. São dois tipos básicos de TDAH: o tipo Desatento, que apresenta apenas déficit de atenção / distração, sem a hiperatividade e o Tipo Hiperativo-Impulsivo. Há também o tipo Combinado, com as três características (déficit de atenção, hiperatividade e impulsividade).

Todos os tipos estão relacionados a padrões de funcionamento cerebral próprios do TDAH e da hiperatividade, caracterizados por hipofunção das áreas pré-frontais do córtex.

Para um tratamento adequado, é importante saber de qual tipo se trata. Faça um Teste Online  e veja se você tem sinais de TDAH.

Para que tantas siglas?

TDAH, DDA, TDA, TDHA, TDAHI, DDAH  - são muitas siglas, que causam confusão. T ou D referem-se sempre a Transtorno ou Distúrbio - TDAH ou DDAH. A  hiperatividade (H) pode ou não estar presente, o que se reflete também nas siglas usadas. O mesmo vale para a impulsividade (I).

Algumas pessoas chamam, erroneamente, a hiperatividade de iperatividade ou imperatividade.  Mais sobre as siglas TDAH, DDA, TDA, TDHA, TDAHI, DDAH Déficit de Atenção, Hiperatividade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário