Psicologia do Desenvolvimento

 Minha n2

1. O SUJEITO COMO UM SUJEITO/INDIVÍDUO POSSUI UMA FACULDADE MENTAL INDEPENDENTE, SENDO CONSTITUÍDO DA INTENCIONALIDADE QUE MARCA A AUTONOMIA DE CADA UM:

  • esse é pressuposto da psicologia:

  • estruturalista.
  • inatista.
  • do processamento da informação.(correta)
  • behaviorista.

2. AO PROPOR UMA PSICOLOGIA DE CARÁTER MATERIALISTA, VYGOTSKY PROCURAVA PRINCIPALMENTE:


  • entender a mente como produto da filosofia.
  • entender o psiquismo a partir do biológico e do social.
  • reforçar o papel principal da experiência.
  • valorizar o aspecto inato do comportamento.

3. QUAL É A TEORIA QUE,


  • além de reconhecer as diversas e independentes facetas que compõem as inteligências, ainda preconiza a interdependência entre duas ou mais delas?

  • Estruturalismo.
  • Inteligências múltiplas.
  • Genética.
  • Fenomenológica.

4. QUAL É A FASE EMPREGADA NA AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS À LUTA PELA VIDA?


  • Oral.
  • Fálica.
  • Latência.
  • Anal.
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Aulas de 1 a 20 em Áudio MP3

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Atividades de Psicologia do
                         Desenvolvimento

Aula 1- Aspectos históricos da Psicologia do Desenvolvimento

1.Qual a importância dos estudos do desenvolvimento infantil?
Os estudos  do  desenvolvimento  infantil  colaboram  significativamente para o entendimento  dos processos biológicos  e  culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeitos sociais. Conhecer esses aspectos e a evolução humana permite que os professores possam entender  os alunos nas  suas características globais. Dessa maneira, o professor que compreende o modo de agir e pensar da criança, com suas especificidades, contribui para uma melhor qualidade de seu trabalho cotidiano.
2.Como a Psicologia soviética de Vygotsky define o processo de formação da consciência humana?
Vygotsky compreende que a formação da consciência  humana se desenvolve a partir do contexto  cultural e das  relações sociais. O conhecimento é construído de forma coletiva.

Aula 2-  Vygotsky: vida e obra
1.Quais motivos levaram Vygotsky a se interessar por Psicologia?
O interesse de Vygotsky por Psicologia originou-se do contato com crianças deficientes, com  problemas congênitos e neurológicos. A partir  dos  estudos  com essapopulação,  ele procurava auxiliar  no desenvolvimento dessas crianças.
2.Quais as características da Psicologia materialista defendida por Vygotsky?        
A  psicologia  materialista  de Vygotsky compreendia  o  homem  em uma relação dialética em que ele é, ao mesmo tempo, produto e produtor de sua história.O psiquismo humano é explicado a partir das interações dos aspectos biológicos e sociais no desenvolvimento.


Aula 3- Bases epistemológicas de Vygotsky
1-De acordo com a perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, como ocorre a construção da inteligência?
A construção da inteligência ocorre através da complementaridade dos aspectos biológicos e sociais. Essa teoria considera que é por meio das suas interações com outros seres humanos que o homem se constrói.Em outras palavras, o homem não nasce homem e sim com possibilidades de humanizar-se nas interações queestabelece ao longo da vida.
2.Para Vygotsky, como a criança interioriza o mundo ao seu redor?
Para Vygotsky, a criança interioriza o mundo ao seu redor através da linguagem, do uso dos signos e da imitação.
3.Explique o que Vygotsky quer dizer com “formas típicas do comportamento humano”.
Vygotsky considerava que as formas típicas do comportamento humano não estão prontas ao nascimento e se desenvolvem no decorrer da vida. Como formas típicas de comportamento humano temos: a capacidade de solucionar problemas;o uso da memória; a formação de conceitos e o desenvolvimento da linguagem.

Aula 4- O processo de humanização
1.O que são comportamentos instintivos? Cite exemplos.
Comportamentos instintivos são comportamentos ativados em situações de ameaça, fome, sobrevivência, emoção e medo. Exemplos de Comportamentosinstintivos são:  reagir  a  um  assalto,  sentir  arrepio frente a  um vento frio e uma mãe que tenta proteger o filho de um afogamento.
2. Vygotsky considerava que os comportamentos humanos correspondentes à história da evolução das espécies são chamados de filogênese. Explique.
O fato de o homem se tornar bípede e usar as mãos são características que foram se impondo ao longo da história. Esse aspecto permitiu ao homem desenvolver acoordenação motora fina e o movimento de pinça, que possibilita  a  escrita.  Outra  característica  da  filogênese  humana  diz  respeito à flexibilidade do nossocérebro, que permite  que  ele se adapte às  mais variadas situações. O homem não possui um cérebro predeterminado geneticamente ao nascer. Ele se desenvolve partir da maturação biológica e da interação com o meio social.

Aula 5- A função do instrumento, do símbolo e da linguagem no desenvolvimento humano
1.Qual estágio representa um  momento  expressivo  no  desenvolvimento  do bebê?
No bebê, o controle da cabeça e do  tronco é  um momento significativo do  desenvolvimento  humano.  Quando  o  bebê  começa  a  se  arrastar e consegue ir ao encontro dos brinquedos que procura, aos poucos ele vai conseguindo conter seus reflexos involuntários e começa a desenvolver o sistemade preensão com as mãos. No momento em que ele consegue se sentar, novas Possibilidades interativas vão surgindo no ambiente.
2.O  brinquedo  foi  um  instrumento  elaborado  historicamente  para  criança brincar e também traz modas aparentes nas suas representações.
Descreva os significados simbólicos dos brinquedos:
a)  boneca Barbie;
b)  boneca Africana.
Como esses podem ser usados na educação?
A boneca Barbie representa simbolicamente a sociedade norte-americana e seus valores, assim como a boneca africana traz representações culturais de seu povo. Esses  brinquedos podem ser usados na educação  para  se discutir as características de cada sociedade e as implicações dos simbolismos expressos nessesbrinquedos.   

Aula 6- A formação de conceitos elementares
1.Por que os signos são considerados instrumentos psicológicos na teoria de Vygotsky?
Os signos são considerados instrumentos psicológicos na teoria de Vygotsky porque tornam presente o que está ausente e auxiliam na memória.
2.Qual o significado da zona de desenvolvimento proximal (ZDP)  na teoria de Vygotsky? Cite um exemplo.
A zona  de  desenvolvimento proximal é a forma compartilhada de construir conhecimentos e auxiliar as pessoas na resolução de seus problemas. Um exemplo é quando um amigo de sala de aula auxilia o outro na resolução de um problema matemático.


Aula 7- A formação de conceitos científicos
1.Qual o significado da escola para a sociedade?
 A escola é criação social e representa um espaço em que as apropriações comuns de uma sociedade podem ser ordenadas e classificadas de acordo com a utilidade e a significação dos conceitos sociais, desde que essas apropriações tenham relevância para o desenvolvimento da criança, sendo utilizadas como ferramenta da interação da criança com o grupo social. Assim, a escola representa os saberes necessários para a participação social, constituídos a partir da realidade conceitual  apropriada pelas crianças dessa comunidade e organizados de modo sistemático ou científico, o que é comprovado por meio de sua utilidade social para a participação do sujeito nos mais diferentes segmentos sociais.
2.  Qual era o pensamento de Vygotsky em a relação entre escola e educação?
Na escola as relações de conhecimento  são  intencionais  e planejadas. A criança sabe que vai para a escola para aprender. O professor, por sua vez, orienta  a criança,  apresenta  os  conhecimentos  de  forma  sistematizada, chama a atenção para a diversidade de aspectos que os conceitos apresentam, ensina  a  criança a  ler,  a  escrever, a  utilizar-se  dos  instrumentos e  materiais escolares  e  a  comportar-se nesse  novo  ambiente. Enquanto aluno, a criança também  procura incorporar  esses comportamentos  escolares. Ela vai interiorizando formas de agir, pensar e racionar de acordo com os moldes escolares.

Aula 8- O desenvolvimento  mental segundo Piaget
1.Resuma a vida de Piaget descrevendo quais foram os motivos que o levaram ao interesse pela Psicologia
Piaget nasceu na Suíça, em Neuchatel, no ano 1896. Faleceu em Genebra no ano 1980. Ele viveu um período de virada de século e de grandes transformações. Seus 84 anos de vida permitiram que deixasse para  a humanidade uma extensa obra científica. O seu comportamento investigativo desde a infância foi resultado de uma influência paterna e de conflitos que possuía com sua mãe, o que o fazia com que ele se afastasse das atividades da infância e se dedicasse aos estudos. Aos 11 anos realizou um trabalho científico sobre os moluscos. Na universidade ele cursou Biologia. Depois foi estudar Psicologia, pois, o seu interesse estava voltado para investigar como ocorre a construção do conhecimento.
2.No desenvolvimento infantil, busque exemplos de situações reais em que a criança tem uma compreensão do mundo diferente do adulto – por exemplo,
a criança que chora quando a mãe se esconde atrás do lençol, pensando que a mãe sumiu.
A criança não tem noção de parentesco: não sabe quem é o pai do pai e irmão do avô. A criança não sabe  porque  é  mais velha dos irmãos  e  faz aniversário em dezembro.

Aula 9- Estágios do desenvolvimento  da teoria piagetiana
1.Por que os  professores precisam estar atentos  aos  estágios do desenvolvimento de seus alunos?
Os  professores  precisam  estar  atentos  aos  estágios  do  desenvolvimento porque a compreensão desses  estágios  auxilia na construção de suas práticas  pedagógicas. No  cotidiano do seu  trabalho,  o professor precisa realizar planejamento de suas aulas levando em conta as adaptações dos conteúdos às necessidades referentes à faixa etária das crianças e as suas capacidades de raciocínio.
2.Para Piaget, de que forma o desenvolvimento das noções de moral e respeito começam a se manifestar no período operatório concreto?
Nesse  estágio, as crianças  começam a colaborar mais efetivamente com os colegas em trabalhos em grupo, exercitam mais a reflexão e possuem um sentimento maior de justiça, responsabilidade, respeito e fidelidade grupal.

Aula 10- O desenvolvimento da inteligência
1.Piaget considerava que a inteligência era herdada geneticamente? Justifique.
Piaget considerava que a hereditariedade influenciava no desenvolvimento, mas era insuficiente para explicá-lo. Ele considerava que nós herdamos geneticamente a inteligência. Nós possuímos um organismo que amadurece em contato com o ambiente.

2.Qual a definição de Piaget para as experiências físicas das crianças?
A experiência física é entendida como toda a experiência que resulta das ações materiais sobre os objetos. É quando o sujeito, ao agir sobre os objetos, abstrai, das suas ações, as propriedades físicas e as propriedades observáveis desses objetos.

Aula 11- Wallon e a Psicologia genética
1.Por que a teoria walloniana tem como características marcantes a discussão dos conflitos, das contradições e das turbulências no processo de desenvolvimento humano?
Wallon viveu em uma época de muita turbulência política, o que marcou profundamente suas obras. As duas guerras mundiais (1914-1918 e 1939-1945)  e o  avanço do fascismo  fizeram com que ele refletisse sobre a influência do meio no  comportamento  das  pessoas,  sobre  a  questão dos conflitos, do movimento, das contradições e a formação das emoções.
2.Como Wallon considera a emoção?
Wallon  a  considera  possuidora  de  um  papel  expressivo  no  desenvolvimento humano.  Ele  observa  as  características  visíveis  da  emoção e afirma  que, independentemente  de  cultura,  a  emoção é  acompanhada de reações orgânicas, batimentos cardíacos e uma série de outras manifestações. Entretanto, ela é contagiosa, representa as manifestações culturais e expressivas de cada povo. Assim, considera as emoções como processos coletivos. Para ele, as pessoas choram ou sorriem em relação a alguém ou alguma coisa.

Aula 12- Wallon e o desenvolvimento da consciência
1.Releia as leis reguladoras e exemplifique de que forma elas se dão na relação entre mãe e filho nos primeiros seis meses de vida.
Para Wallon, as leis reguladoras do desenvolvimento como a alternância de movimentos (ora para si e ora para o outro), bem como a predominância de ações (afetivas e cognitivas) faz com que os indivíduos se tornem biologicamente sociais. Ex.: quando uma criança é bem pequena – bebê de dois meses, ela ainda está ligada afetivamente com a mãe e não se reconhece como diferente – está voltada para si. Aos seis meses, ela começa a reconhecer o outro, voltando-se para o mundo externo e começando a apresentar condutas mais cognitivas sobre o mundo.

Aula 13- A teoria psicanalítica de Sigmund Freud
1.Quais os motivos da teoria de Sigmund Freud ser polêmicas desde a sua época até os tempos atuais?
A obra  de  Freud  é  discutível até a atualidade por  ter trabalhado  com  a noção  de  inconsciente  e  rompido  com  os  moldes  e  interpretações  do comportamento humano propostos pela Psicologia empirista, que defendia que as reações humanas precisavam ser medidas e quantificadas. Os aspectos ocultos e inconscientes das ações  humanas eram desprezados pelos empiristas.
2.Quais as primeiras descobertas de Freud em relação às doenças mentais?
Os cientistas da época de Freud acreditavam que a histeria ocorresse somente com as mulheres. Mas Freud descobriu que também era uma patologia masculina e essa doença podia ser causada e anulada e dissociada das pessoas com o auxílio da hipnose.

Aula 14- A construção do aparelho  psíquico e o estágio do espelho
1.Freud considerava que a noção de instinto para os homens era diferente da noção de instinto nos animais. Explique essa afirmativa.
Freud considera que  o  homem possui dois instintos básicos  que  representam  forças opostas.  De um  lado, está o  instinto sexual e, de outro,  o da agressividade, o instinto destrutivo. De certa forma, para sobreviver, o homem precisa da união desses dois pólos. Ou seja, o homem precisa ser regido pelo princípio da vida, do prazer, mas também precisa se direcionar pelo princípio da realidade, pois não é possível se orientar somente pelo princípio  do  prazer,  nem tampouco apenas  pelo princípio  da  realidade. Na vida, são necessários momentos de fantasia, mas também de enfrentamento dos problemas e situações.
2.Quais foram as modificações realizadas por Freud da primeira teoria do aparelho psíquico para a segunda teoria?
Nas suas primeiras obras, ele considerava que o aparelho psíquico é constituído  do  consciente,  inconsciente  e  pré-consciente.  Anos  mais  tarde, acrescentou os conceitos de id, ego e superego.


Aula 15- Mecanismo de defesa
1.O que são mecanismos de defesa na teoria freudiana?
Para  evitar a angústia  provocada  pelas  situações  de perigo e ameaça  à sua constância, o ego lança mão dos mecanismos de defesa. Portanto, as defesas nada  mais  são  do que  operações  efetuadas pelo  ego visando  a reduzir ou  suprimir os estímulos  externos ou  internos que o  invadem e lhe causam  desprazer.  Portanto,  as  estruturas defensivas não são  exclusivas  da patologia:  elas  fazem  parte,  normalmente,  do  ajustamento, da adaptação e do equilíbrio  da  personalidade, enquanto  a  patologia  está na quantidade de defesa utilizada, na sua rigidez etc. Cada estrutura terá tipos  específicos de defesa e os mecanismos  de defesa são mobilizados pela parte inconsciente do ego.
2.O que significa projeção na teoria freudiana?
É o mecanismo de defesa por meio do qual os aspectos da personalidade de um indivíduo são deslocados de dentro dele para o meio externo.
3.Analise a frase “Para Freud, a educação deveria ser fonte de prazer, de satisfação, e não de castração ou recalque”. Como seria possível fazer isso nos dias de hoje e como a Psicanálise pode contribuir?
Freud considerava que a educação era transmissora de moral e de valores muito rígidos.  Dessa  maneira, através de ações  da  repressão  e  de  recalques, ela  incutia nos alunos a noção  de pecado e  vergonha  que  se confrontava com o princípio do prazer. A Psicanálise pode auxiliar a educação fornecendo meios para que osprofessores e alunos encontrem situações prazerosas no ensino e na relação de aprendizagem.

Aula16-  Erik Erikson: o desenvolvimento psicossocial
1.Qual a formação universitária de Erik Erickson e quais os motivos que o levaram a estudar a questão da identidade?
Erickson fez seus estudos na Sociedade Psicanalítica de Viena, na Áustria. Estudou principalmente Antropologia, atuou junto a tribos indígenas e se tornou um notável  professor  de  Desenvolvimento  Humano na  Universidade de Harvard. De acordo com Schultz e Schultz (1992), os conceitos de crise de identidade defendidos por Erickson foram provenientes do desconhecimento do seu pai biológico e dos preconceitos que sofreu na vida pelo fato de ser judeu.

2.Quais os  dois conceitos mais importantes da teoria de Erikson que facilitaram a compreensão da psique humana?
O conceito do ciclo da vida e a crise da identidade.

Aula 17- Psicologia cognitiva:  o processamento da informação
1.Qual a diferença entre o behaviorismo e a Psicologia cognitiva?
O behaviorismo se preocupava com o estudo do comportamento humano e a Psicologia cognitiva se preocupa com o estudo do comportamento, assim como dos processos mentais  que formam a consciência.
2.Quais as analogias que são realizadas na Psicologia cognitiva entre o modo de operacionalização do computador e da mente humana?
São analisados alguns elementos comuns no que diz respeito aos modos de operacionalização do computador e da inteligência humana: a capacidade de armazenamento de memória, a quantidade, o processamento e a manipulação de informações, a estruturação de linguagens e símbolos.
3.Quais  as  características  gerais do  cérebro  humano e as  principais  funções por ele executadas?
O cérebro humano é dividido em dois hemisférios: o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito. O hemisfério dominante dos humanos é o hemisfério esquerdo, responsável  pelo pensamento lógico e competência comunicativa.  Enquanto o  hemisfério  direito  é  responsável  pelo  pensamento simbólico e criatividade. O cérebro também é formado por córtex, responsável pela motricidade, o corpo caloso e a área de broca, responsável pela linguagem. Qualquer acidente em uma dessas áreas pode comprometer a cognição e a motricidade de uma pessoa.

Aula 18- As inteligências múltiplas  de Howard Gardner
1.De que forma a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner concebe a cognição humana?
A teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner concebe que a inteligência humana  é plural, diversificada  e que se compõe de diferentes facetas interdependentes.


2.Quais são os tipos de inteligência descritas por Howard Gardner?
 linguística;  musical;  espacialidade;  corporal-cinestésica; 
 social ou interpessoal;  intrapessoal ou pessoal; 
 lógico-matemática.
Contudo,  alguns  estudiosos  consideram  que  Gardner  propôs  recentemente duas novas dimensões de inteligência: a inteligência naturalista e a inteligência existencialista.

Aula 19- A inteligência triárquica  de Robert Sternberg
1.A teoria triárquica de Sternberg exalta o fato de a inteligência ser governada por três princípios. Quais? Explique cada um deles.
Os princípios prático, criativo e analítico. No princípio criativo manifestam-se as capacidades para criar, inventar,  descobrir,  imaginar  e supor.  Aqui tentamos  resolver novos tipos  de  problemas, que nos exigem ponderar sobre o problema e seus elementos de uma nova maneira. Nas habilidades práticas, as habilidades conquistadas são executadas. Aqui buscamos resolver  os  problemas  que aplicam o que  sabemos  aos contextos  cotidianos. No princípio analítico estão funcionais as habilidades de analisar, comparar, julgar e contrastar. Aqui tentamos resolver problemas conhecidos usando estratégias que manipulam os elementos de um problema ou a relação entre eles.
2.Quais as considerações da teoria de Sternberg para a Educação?
Na educação, é muito importante que os professores se conscientizem de que  o ato de educar  não envolve somente transmissão de conhecimentos, mas também está voltado para a promoção do desenvolvimento dos processos psicológicos que envolvem os  conhecimentos. Por isso,  faz-se necessário que os professores conheçam a forma como se constitui a inteligência  dos  seus  alunos  e  desenvolvam estratégias  de  aprendizagem eficazes para o aprimoramento do ensino.

Aula 20- Teorias psicológicas do desenvolvimento humano
1.Quais as características da teoria piagetiana nos estudos sobre desenvolvimento infantil?
Os estudos piagetianos estão voltados para o desenvolvimento biopsicológico, o qual organiza a atividade infantil e o pensamento do sujeito sobre o mundo físico. Eles analisam como as ações são construídas, assimiladas e acomodadas nas estruturas mentais. Ficam claras as construções dos estágios do pensamento infantil enquanto a criança cresce e compreende sua forma de se relacionar com o mundo físico e lógico.
2.Crie  uma  lista de  sugestões  que podem  ser relevantes para  a melhoria  do processo  educativo, levando  em consideração a Psicologia  do Desenvolvimento.
Algumas sugestões são:

conhecer como a criança se constitui;

compreender as diferentes etapas do desenvolvimento;

 analisar as formas de raciocínio utilizadas na resolução de problemas;

entender as diferentes inteligências envolvidas no processo de ensino/ aprendizagem;

analisar as formas de processamento da informação;

investigar o papel dos aspectos motores e afetivos no desenvolvimento;

analisar o papel das interações sociais na construção do conhecimento.