Alfabetização e Letramento

Minha N1

Prova




  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
  • 312797 - FERNANDA ALBERES
  • 6
    • Aponte três diferenças entre o trabalho pedagógico de alfabetização realizado atualmente com os livros didáticos e o modo de ensinar a ler e escrever por meio de cartilhas..
      Observação do Professor:
      Resposta correta.
      2
      Quando e como uma criança se inicia no processo de aquisição da escrita?
      Observação do Professor:
      Resposta incorreta.Ver p.32
      0
      Segundo CAVAZOTTI(2009) "A apropriação da língua escrita significa mais do que apreender um instrumento de comunicação". Comente tal afirmação.
      Observação do Professor:
      Resposta correta.
      2
      O que diferencia uma pessoa alfabetizada de uma letrada?
      Observação do Professor:
      Resposta correta.
      2





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Alfabetização e Letramento aulas 1-15

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Alfabetização e Letramento

Minha Prova N1 do Módulo 1

Alfabetização e Letramento
1-Aponte 3 diferenças entre o trabalho pedagógico da alfabetização realizado atualmente
com os livros didáticos e o modo de ensinar a ler e escrever por meio da cartilha.

2-Quando e como uma criança se inicia no processo de aquisição da escrita?

3- Segundo cavazotti " A apropriação da língua escrita significa mais do que aprender
um instrumento de comunicação".comente esta informação

4-O que difere uma pessoa letrada de uma pessoa alfabetizada?

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Minha Prova N2 de 
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
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1. QUAL DAS ALTERNATIVAS TRAZ A CONCEPÇÃO CORRETA DE LETRAMENTO?

  • Domínio dos elementos materiais de sua codificação (letras e sons) e não dos elementos de textualidade que constroem o âmbito discursivo oral e escrito.
  • Formação de um leitor capaz de compreender o significado dos discursos, porém, sem interpretar os elementos históricos, científicos e ideológicos que os constituem.
  • Comporta a dimensão individual do domínio técnico de ler e escrever e a dimensão cultural, com um conjunto de atividades sociais que envolvem a língua escrita.
  • Método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto estiveram em vigência determinadas condições históricas próprias do aprendizado da leitura e da escrita.
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2. A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA ANÁLISE LINGUÍSTICA É A:

  • busca de maior aproximação em relação à linguagem coloquial.
  • correção de questões gramaticais.
  • aquisição da estrutura formal de prestígio social.
  • atividade de reflexão sobre a Língua Portuguesa.
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3. A PRÁTICA DE LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO IMPLICA EM SELEÇÃO CRITERIOSA E VARIADA DE TEXTOS A SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA.


  • Sobre a seleção dos textos de leitura, selecione a alternativa correta.

  • As linguagens jornalísticas, televisivas e cinematográficas não devem ser trabalhadas em sala, uma vez que, constituem uma diversidade de linguagens longe da realidade do aluno.
  • É fundamental, ainda na alfabetização, desenvolver leituras utilizando textos que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como: cantigas de roda, parlendas, poesias, crônicas e histórias da literatura infantil.
  • Não é interessante a criança ler na escola os mesmos tipos de textos que circulam no cotidiano das pessoas: rótulos, avisos, bilhetes informais e correspondência.
  • Não cabe ao professor escolher os textos que serão trabalhados em sala.
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4. COM RELAÇÃO À ALFABETIZAÇÃO, PODE-SE AFIRMAR QUE:


  • I. é o método centrado no domínio do código, que se revelou suficiente enquanto determinadas condições históricas, próprias do aprendizado da leitura e da escrita, estiveram em vigência.
    II. é a condição de cidadania, uma vez que a escrita, na nossa sociedade, assume a relevante função de registrar e disponibilizar as informações necessárias ao esclarecimento e exercício de direitos sociais.
    III. é a prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio da cartilha, que perdurou durante o longo período chamado ensino tradicional.

    São corretas as afirmativas:

  • I e II.
  • II e III.
  • I, II e III.
  • I e III.
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5. QUAL DOS PRINCÍPIOS NORTEIA A PRÁTICA DE SISTEMATIZAÇÃO DO CÓDIGO?

  • Prática que enseja a reflexão sobre o sistema gráfico da Língua Portuguesa.
  • Prática herdada do método orientado pelo uso da cartilha.
  • Prática específica da alfabetização.
  • Prática que demanda analisar, comparar, memorizar letras, sílabas e famílias silábicas.
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6. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESTÁ CENTRADO EM QUATRO PRÁTICAS. INDIQUE-AS:

  • interpretação; decodificação; análise linguística; codificação.
  • produção de textos; análise linguística; sistematização do código; decodificação.
  • codificação; leitura; produção textual; sistematização do código.
  • leitura e interpretação; produção de textos; análise linguística; sistematização do código.
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7. OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:

  • novas formas de promover e ensinar a leitura e a escrita.
  • complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.
  • termos contraditórios, que implicam métodos de ensino opostos.
  • expressões sinônimas, que indicam os métodos de ensino da escrita na escola.
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8. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM FORMAL.

  • Modalidade empregada na oralidade.
  • É aceita como legítima pela sociedade, está presente nos livros e permite acessar o patrimônio científico e cultural da sociedade.
  • Utiliza-se diariamente em situações de pouca formalidade.
  • Emprega-se com pessoas com quem temos certa familiaridade e intimidade.
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9. COM RELAÇÃO AO CONCEITO DA ESCRITA COMO REPRESENTAÇÃO DA ORALIDADE, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.

  • Para decodificar os sinais da escrita, precisamos conhecer sua relação com os fonemas.
  • A escrita é o “desenho” da fala humana, para isso utilizamos as letras e os sinais gráficos próprios do código escrito.
  • A forma visual da coisa que é fonetizada guarda relação com sua representação escrita.
  • A escrita se relaciona com a fala, isto é, representa com sinais gráficos, que denominamos fonemas, os sons da voz humana.
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10. É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA E CONTÍNUA OCORRE:

  • por meio da identificação dos problemas que dificultam a aprendizagem.
  • ao longo das atividades normais da sala de aula, não sendo compatível realizá-la na forma de uma atividade específica à parte daquelas que são realizadas cotidianamente.
  • na identificação dos conteúdos que não foram assimilados pela classe.
  • fora das atividades do dia-a-dia da criança, devendo ser realizada à parte, num momento específico, para avaliar um determinado conteúdo.

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