Sociologia da Educação

Prova




  • SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
  • 312797 - FERNANDA ALBERES
  • 7.5
    • Segundo Rousseau: O homem nasce bom, a sociedade o corrompe. Analisando esta premissa descreva qual é a função da educação.
      Observação do Professor:
      BOM
      2
      A organização interna da escola não pode ser vista de forma mecânica e sim como cultura. Você concorda? Justifique.
      Observação do Professor:
      BOM
      2
      Conceitue família tendo como foco as transformações ocorridas nesta instituição nos últimos tempos.
      Observação do Professor:
      BOM
      1.5
      A partir da idéia de que a sala de aula é um espaço de comunicação, analise a relação professor X aluno.
      Observação do Professor:
      BOM
      2

 

 

 

 Aulas em áudio mp3

Segue link das aulas convertidas para MP3

http://www.4shared.com/dir/IHbphtcX/sharing.html

Sociologia da Educação aulas 1-18



 

Sociologia da Educação

Minha Prova N1 do Módulo 1

Sociologia da Educação

1- Segundo Rousseau " O homem nasce bom, a sociedade o corrompe" Analisando esta premissa descreva qual é a função da educação?

2-A organização interna da escola não pode ser vista de forma mecânica e sim como cultura. Você conconrda ? Justifique

3-Conceitue família tendo como foco as transformações ocorridas nesta instituição nos ultimos tempos

4-A partir da idéia de que a sala de aula é um espaço de comunicação, analise a relação professor x aluno

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Minha Prova N2 de
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

1. DENTRO DA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA, O QUE PODEMOS ENTENDER POR COERÇÃO SOCIAL?


  • Uma pressão que existe no grupo ou não dependendo de sua interação.
  • Pressão para que os indivíduos desempenhem os papéis sociais esperados.
  • Força de interação entre indivíduos de um determinado grupo ou sociedade
  • Construção de valores simbólicos que anulam as contradições da sociedade.

2. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO REFERE-SE AO SIGNIFICADO DA EDUCAÇÃO FORMAL?


  • Acontece em ambientes diferenciados, principalmente fora da escola.
  • Seu espaço é a casa do educando e é própria para infância e adolescência.
  • Acontece em todos os momentos da vida da criança, continuamente.
  • Tem como espaço próprio a escola, sendo intencional e organizada.

3. PENSANDO NA EDUCAÇÃO COMO POSSÍVEL AGENTE PROMOTOR DE MUDANÇAS SOCIAIS, MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA.


  • A educação pode promover mudanças apenas no plano individual: em um contexto social mais amplo ela se torna objeto de mudanças.
  • Como decorrência dos processos de globalização, a escola vem perdendo seu espaço de agente educacional para os novos meios de comunicação.
  • A educação tem um grande poder de difundir novas visões, valores e atitudes que podem alterar radicalmente as instituições sociais.( Resposta Correta)
  • Em virtude dos valores universais que transmite, consegue permanecer imune às mudanças típicas da sociedade contemporânea.

4. QUAL PENSADOR ENFATIZAVA EM SEUS ESTUDOS A LUTA DE CLASSES E A DIVISÃO DO TRABALHO?


  • Karl Marx.
  • Émile Durkheim.
  • Auguste Comte.
  • Max Weber.

5. A SOCIEDADE, POR MEIO DE SEUS AGENTES SOCIALIZADORES,



  • consegue pressionar seus membros no sentido de apresentarem o comportamento esperado, de acordo com os papéis que cada indivíduo desempenha na estrutura social. O conceito que embasa essa afirmação é o:

  • de mudança social.
  • de controle social.
  • de mobilidade social.
  • de status social.

6. TRABALHANDO OS CONCEITOS DE MOBILIDADE SOCIAL E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL DENTRO DE UMA SOCIEDADE,



  • e como os indivíduos podem reagir dentro dessa estrutura, marque a resposta verdadeira.

  • Apenas a mobilidade social vertical está associada à fatores externos ao indivíduo.
  • A mobilidade social é realizada apenas por indivíduos e nunca pelos grupos sociais.
  • A mobilidade intergeracional está nas posições ocupadas ao longo da vida.
  • A mobilidade vertical ascendente é aquela em que o indivíduo sobe na escala social.

7. QUAL O DIREITO FUNDAMENTAL DE TODO CIDADÃO QUE DEVE SER GARANTIDO PELO ESTADO, MAS QUE FOI E AINDA É NEGADO À MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA?


  • Educação.
  • Lazer.
  • Urbanização.
  • Transporte.

8. QUAL DAS ALTERNATIVAS ABAIXO APRESENTA APENAS PALAVRAS RELACIONADAS AO CONFORMISMO?


  • Questionamento e perguntas.
  • Pensamento e resistência.
  • Aceitação e passividade.
  • Debate e reflexão.

9. MARQUE A ALTERNATIVA QUE DESCREVE DE MANEIRA CORRETA O CONCEITO DE CULTURA.


  • Conjunto de conhecimentos adquiridos pelo indivíduo.
  • Domínio particular de certos métodos e técnicas.
  • Experiência acumulada durante toda a existência.
  • Significado, compreensão e sentidos compartilhados.(resposta Correta)

10. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE DESCREVE AS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO DURANTE A COLONIZAÇÃO DO BRASIL (1500-1822) E NO PERÍODO DO IMPÉRIO (1822-1889).


  • No Império, o poder real era controlado pela elite agrária, que influiu nas primeiras faculdades, que eram privadas, para o estudo dos seus filhos.
  • Na colônia não havia separação entre Estado e Igreja e consequentemente a educação era estruturada visando à catequese e a formação religiosa.
  • Na época do Império, desenvolveu-se o predomínio do ensino com base no pensamento científico, excluindo o ensino de cunho religioso.
  • Durante a colônia, os colégios espalharam-se pelo Brasil, distinguindo-se dos colégios europeus por causa das diferentes etnias encontradas no país.